quinta-feira, 25 de novembro de 2010

divisao celular e fases da mitose

DIVISÃO CELULAR
Todos nós já fomos uma única célula – o zigoto -, resultante da união entre duas células sexuais de nossos pais: o óvulo e o espermatozóide. A reprodução dessa primeira célula originou os quatrilhões de células que compõem o corpo de uma pessoa adulta. Mesmo depois que o crescimento cessa, muitos tipos de células de nosso corpo continuam a se reproduzir, de modo a repor os milhares de células que morrem a todo instante.
A duplicação do DNA acarreta a divisão celular, formando células-filhas com as mesmas informações genéticas da célula de origem. Essa divisão celular, chamada mitose, é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos, unicelulares. É também, o processo por meio do qual os pluricelulares são formados, seja a partir de um pedaço do corpo (reprodução assexuada), seja a partir da célula-ovo ou zigoto (reprodução sexuada). A união das células especializadas na reprodução, os gametas, denomina-se fecundação.
Concluímos então que, nos organismos sexuados, existem os dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. A primeira forma células com mesmo número de cromossomos da célula-mãe (as células diplóides ou 2n) e a Segunda reduz este número à metade, formando as células haplóides ou n.


FASES DA MITOSE
Para facilitar o estudo, a mitose foi dividida em quatro fases: prófase; metáfase; anáfase e telófase.
a) Prófase: tem o início da condensação dos cromossomos, com diminuição dos nucléolos até o seu desaparecimento. Aparece o fuso acromático (centríolos duplicados). O fim da prófase, caracteriza-se pela desintegração da carioteca, com espalhamento dos cromossomos na região central da célula.
b) Metáfase: os cromossomos, bastante condensados, passam a ocupar a região mediana (equatorial) da célula, espalhando-se entre as fibras do fuso. O fim da metáfase é marcada pela divisão dos centrômeros e pela separação das cromátides-irmãs, então chamodos cromossomos-irmãos.
c) Anáfase: separação dos cromossomos-irmãos, até atingir os pólos do fuso.
d) Telófase: separação das células, formação do núcleo, descondensação do DNA e reaparecimento dos nucléolos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário